DISCUTINDO COMO IMPLANTAR A OPERAÇÃO DO ERRO: ESTAMOS PRÓXIMOS DA APRESENTAÇÃO DOS “IRMÃOS ESPACIAIS”

Como diz o velho ditado: “Onde há fumaça há fogo”. Realmente estamos bem próximos da “descoberta alienígena”. Nomes bem conhecidos já postados neste blog se reunirão para discutir sobre o assunto “vida extraterrestre”. Vigiem, pois os “poderes dos céus serão abalados”.

AlienInvasion

 

A NASA E A BIBLIOTECA DO CONGRESSO DOS EUA CONVOCAM OS MAIORES FILÓSOFOS, CIENTISTAS E TEÓLOGOS DO MUNDO PARA UM ENCONTRO EM WASHINGTON PARA DAQUI APENAS DOIS MESES. POR QUE? RESPONDER À PERGUNTA CÓSMICA: COMO IREMOS LIDAR COM A DESCOBERTA OFICIAL DE INTELIGÊNCIA EXTRATERRESTRE AVANÇADA?

Por Dirk Schulze-Makuch

airspacemag.com
14 de Julho de 2014

 

Em meados de Setembro, a Nasa e a Biblioteca do Congresso dos EUA darão um simpósio grátis de dois dias no Astrobiology and Society em Washington D.C. para discutir como devemos nos preparar para a descoberta de vida extraterrestre, não apenas vida microbiana, mas talvez vida complexa e inteligente também. O fato desse assunto ser discutido na Biblioteca do Congresso sugere que ele não é mais apenas algo de sonhadores, mas sim algo que deve ser tomado como sério pelas instituições governamentais.

Descobertas nas últimas décadas levaram a essa mudança de visão. Cientistas encontraram vida extremofílica em nichos ambientais previamente considerados como impossíveis de se desenvolver vida. O número de exoplanetas conhecidos agora já são mais de 1000 e aumentando. Alguns desses planetas são do tamanho da Terra, e outros são potencialmente habitáveis, e alguns são os dois. Dados de sondas espaciais e outros veículos planetários indicam condições habitáveis não apenas em Marte, mas em um grande número de luas em outros sistemas solares.

Com essas descobertas em mente, Steven J. Dick, o qual dirige o Baruch S. Blumberg NASA/Library of Congress Chair in Astrobiology, decidiu reunir cientistas, filósofos, historiadores e teólogos selecionados de todo o mundo para explorar como a sociedade pode se preparar para a descoberta de vida extraterrestre e o que isso significa para nosso entendimento da vida e nosso lugar no universo.

O programa preliminar é extremamente exitante. Seth Shostak do Instituto SETI irá falar sobre as pesquisas atuais para encontrar vida além da Terra, e o que acontece se for encontrada. O Filósofo Clément Vidal falará sobre a possível descoberta de extraterrestres não-comunicativos, enquanto Doug Vakoch do Instituto SETI irá compartilhar seus pensamentos sobre como podemos nos comunicar com extraterrestres.

Eu falarei sobre o “ambiente da vida”, que tipos de vida podem ser possíveis em diferentes níveis de complexidade, enquanto o neurocientista Lori Mariano falará sobre o ambiente da inteligência. O Filósofo Carol Cleland e o cientista político Elspeth Wilson irão especular sobre o status moral dos organismos não-humanos, e o Irmão Guy Consolmagno do Observatório do Vaticano irá lançar a pergunta provocativa se vocês poderiam (ou talvez deveriam?) batizar um extraterrestre. Margaret Race do Instituto SETI considerará o risco potencial em descobrir vida além da Terra.

Nós, cientista do campo da astrobiologia também estamos preocupados tentando encontrar vida fora da Terra. Mas o que vai acontecer se encontrarmos? Estou esperando uma grande discussão em Setembro.

Anúncios