TEMPOS DE ENGANO

DOUTRINAS DE DEMÔNIOS

False Prophet

FONTE

 

Por Ron Matsen

 

Quais são essas “doutrinas de demônios” as quais Paulo nos alerta? O que podemos fazer nessa era de engano?

 

O que a Bíblia tem a nos dizer sobre o Fim dos Tempos? O Evangelho de Mateus nos dá a resposta de Jesus a essa pergunta: “Jesus estava sentado no monte das Oliveiras. Então os discípulos chegaram perto dele e lhe perguntaram em particular:— Conte para nós quando é que isso vai acontecer? Que sinal haverá para mostrar que chegou o tempo de o senhor voltar e de tudo acabar? Jesus respondeu:— Tomem cuidado para que ninguém engane vocês.” Mateus 24:3,4

 

O Apóstolo Paulo explica ainda mais ao dizer: “O Espírito de Deus diz claramente que, nos últimos tempos, alguns abandonarão a fé. Eles darão atenção a espíritos enganadores e a ensinamentos que vêm de demônios.” 1 Timóteo 4:1

 

Uma doutrina é definida como “a codificação de crenças ou um corpo de ensinamentos ou instruções, ensinando princípios ou posições, compondo um corpo de aprendizado de um apanhado de conhecimentos ou sistema de crença.” Resumindo, uma doutrina é a expressão formalizada de uma crença fundamental.

 

Quais são essas “doutrinas de demônios” as quais Paulo nos alerta? Satanás freqüentemente se utiliza da mentira através da desinformação (informação errada). Informação incorreta é definida como uma inverdade acidental, já a desinformação é a adulteração intencional da verdade. Sendo assim, as doutrinas de demônios são credos que oferecem verdades falsificadas.

 

Paulo expressa seu medo pela igreja instável em Corinto ao dizer: “Pois, assim como Eva foi enganada pelas mentiras da cobra, eu tenho medo de que a mente de vocês seja corrompida e vocês abandonem a devoção sincera e pura a Cristo. Porque vocês suportam com alegria qualquer um que chega e anuncia um Jesus diferente daquele que nós anunciamos. E aceitam um espírito e um evangelho completamente diferentes do Espírito de Deus e do evangelho que receberam de nós.” 2 Coríntios 11:3,4. Aqui Paulo lista três diferentes tipos de falsas doutrinas que as igrejas estão sujeitas a aceitar: 1) Outro Jesus; 2) Um espírito diferente e 3) Um evangelho diferente.

 

Outro Jesus

 

Quando Jesus alertava Seus discípulos em Seu discurso sobre o fim dos tempos, Ele disse: “Porque muitos vão aparecer fingindo ser eu e dizendo: “Eu sou o Messias!” E enganarão muitas pessoas.” Mateus 24:5.  O Apóstolo João também declarou: “Então quem é mentiroso? É aquele que diz que Jesus não é o Messias. Quem diz isso é o Inimigo de Cristo; ele rejeita tanto o Pai como o Filho. Pois quem rejeita o Filho rejeita também o Pai; e quem aceita o Filho tem também o Pai.” 1 João 2:22,23. O engano do anticristo é apresentar um “pseudo Cristo” (um Cristo alternativo). Nem todo mundo que chama Jesus quer dizer que é a mesma pessoa revelada na Bíblia.

 

Os Muçulmanos dizem acreditar em Jesus. Mas os Muçulmanos descrevem Jesus como Isa. Sua mensagem era puramente Islâmica, render-se a Alá. Al’ Imran 3:84. Eles continuam afirmando que “os discípulos originais de Isa também eram verdadeiros Muçulmanos, pois eles diziam “Nós acreditamos. Assim como nós declaramos que nos rendemos. Somos Muçulmanos.” Al-Ma’idah 5:111. Embora o Apóstolo Paulo afirme que a crucificação e a ressurreição de Jesus são o verdadeiro Evangelho (1 Coríntios 15:3,4), os Muçulmanos afirmam que embora os Cristãos acreditem que “Isa morreu numa cruz, e os Judeus afirmam que eles o mataram, na verdade ele não morreu nem foi crucificado, e aqueles que dizem que ele foi crucificado estão mentindo.” An-Nisa’ 4:157

 

Os Mórmons dizem que acreditam em Jesus. Mas eles não acreditam que Jesus nasceu de uma virgem como está escrito na Bíblia (Mateus 1:22). Eles proclamam que “o nascimento do Salvador foi tão natural quanto o nascimento de nossos filhos; foi o resultado de uma ação natural. Ele partilha de carne e sangue, foi gerado pelo seu Pai, assim como nós fomos de nossos pais.” (Jornal dos Discursos, vol.8, p.115). Eles continuam afirmando que “Jesus é o literal irmão espiritual de Lúcifer, a criação.” (O Evangelho Através das Eras, p.15).

 

As Testemunhas de Jeová dizem que acreditam em Jesus. Mas eles ensinam que “o Filho de Deus era conhecido como Miguel antes de vir para a Terra. (Pensamento das Escrituras, p.218). Na versão da Bíblia das Testemunhas de Jeová, lê-se em João 1:1: No início era o Verbo. O Verbo estava com Deus, e o Verbo era um deus.” Eles sugerem que Jesus “era algo poderoso como um deus.” Claramente, para eles Jesus não é o Deus Todo Poderoso.”

 

Os Católicos Romanos dizem acreditar em Jesus. Mas em sua veneração a Maria, eles acabam diminuindo Jesus. O Jesus da doutrina Católica Romana está eternamente conectado e dependente de Sua mãe Maria. Ela é “a Rainha sobre todas as coisas” (Catecismo da Igreja Católica 966), nossa “Advogada, Ajudante, Benfeitora e Mediadora (Ibid 969), a qual é cheia de graça” (Ibid 722), a “Mãe de Deus e nossa mãe (Ibid 2677). Foi Maria quem “destruiu a cabeça venenosa da mais cruel serpente e trouxe a salvação para o mundo (Pope Pius IX, Ineffabilis Deus). Foi ela quem “libertou nossas almas da morte” (Catecismo da Igreja Católica 966), e “continua a nos trazer os presentes da salvação eterna.” (Ibid 969).

 

Muitas mais coisas eu teria para dizer sobre o Jesus de Hollywood e o Jesus de numerosos cultos que nos apresentam outro Jesus. Jesus não é definido pelo que os outros acreditam que ele seja ou ensinam sobre Ele, mas Ele é definido somente pelas Escrituras. Estamos claramente vivendo nos dias em existem muitas deturpações do Jesus da Bíblia.

 

Um Espírito Diferente

 

O engano espiritual é alcançado primeiramente através do acontecimento de falsos milagres. O Apóstolo Paulo nos alerta: “O Perverso chegará com o poder de Satanás e fará todo tipo de falsos milagres e maravilhas. E enganará com todo tipo de maldade os que vão ser destruídos. Eles vão ser destruídos porque não aceitaram nem amaram a verdade que os poderia salvar. 2 Tessalonicenses 2:9,10”. Paulo identifica três áreas de potenciais enganos espirituais: 1) Poder, 2) Sinais e 3) Falsos Milagres.

 

Falso Poder – O Livro de Atos nos dá uma mostra nessa área. “Morava ali um homem chamado Simão, que desde algum tempo atrás fazia feitiçaria entre os samaritanos e os havia deixado muito admirados. Ele se fazia de importante, e os moradores de Samaria, desde os mais importantes até os mais humildes, escutavam com muita atenção o que ele dizia. Eles afirmavam:— Este homem é o poder de Deus! Ele é “o Grande Poder”! Eles davam atenção ao que Simão fazia porque durante muito tempo ele os havia deixado assombrados com as suas feitiçarias.” Atos 8:9-11. Simão se usava de feitiçaria para demonstrar algum poder espiritual, tanto que as pessoas se referiam a ele como “o grande poder de Deus.”

 

Falsos Sinais – Os Capítulos 7 e 8 do Livro de Êxodo nos detalham os trabalhos dos magos egípcios. Eles foram capazes de imitar os primeiros quatro milagres que Deus mostrou através das mãos de Moisés perante o Faraó. Também lemos que por causa desses sinais produzidos pelos magos, seu coração se endureceu contra os mandamentos de Deus.

Falsos Milagres – O que é um “milagre”? Ela vem do grego teras, que significa “um evento excepcional” ou “presságio”. Ele é usado apenas 16 vezes no Novo Testamento, 13 vezes falando dos Trabalhos de Deus. (John 4:48, Acts 2:19, Acts 2:22, Acts 2:43, Acts 4:30, Acts 5:12, Acts 6:8, Acts 7:36, Acts 14:3, Acts 15:12, Rom 15:19, 2 Cor 12:12, Heb 2:4). Se “poder, sinais e milagres” podem ser produzidos tanto por Deus quanto por Satanás, como podemos saber quais são os de Deus?

 

João nos dá um teste muito simples: “Meus queridos amigos, não acreditem em todos os que dizem que têm o Espírito de Deus. Ponham à prova essas pessoas para saber se o espírito que elas têm vem mesmo de Deus; pois muitos falsos profetas já se espalharam por toda parte. É assim que vocês poderão saber se, de fato, o espírito é de Deus: quem afirma que Jesus Cristo veio como um ser humano tem o Espírito que vem de Deus. Mas quem nega isso a respeito de Jesus não tem o Espírito de Deus; o que ele tem é o espírito do Inimigo de Cristo. Vocês ouviram dizer que esse espírito viria, e agora ele já está no mundo.” 1 João 4:1-3

 

Discernimento espiritual requer um teste (Examinem tudo, fiquem com o que é bom e evitem todo tipo de mal. 1 Tessalonicenses 5:21,22). Ele começa “comparando as coisas espirituais com as coisas espirituais da Bíblia. (1 Coríntios 2:13). O Espírito Santo autêntico nunca irá contradizer as Escrituras. Nunca se utilize de nossa “mente natural” (1 Coríntios 2:14) para discernir a atividade do Espírito. O verdadeiro espírito que “julga todas as coisas” (1 Coríntios 2:15) é que determina o que é de Deus.

 

Seja Vigilante em Todas as Coisas

 

O que podemos fazer nessa era de mentiras? Paulo disse ao seu discípulo Timóteo: “Pregue a mensagem e insista em anunciá-la, seja no tempo certo ou não. Procure convencer, repreenda, anime e ensine com toda a paciência. Pois vai chegar o tempo em que as pessoas não vão dar atenção ao verdadeiro ensinamento, mas seguirão os seus próprios desejos. E arranjarão para si mesmas uma porção de mestres, que vão dizer a elas o que elas querem ouvir. Essas pessoas deixarão de ouvir a verdade para dar atenção às lendas. Mas você, seja moderado em todas as situações. Suporte o sofrimento, faça o trabalho de um pregador do evangelho e cumpra bem o seu dever de servo de Deus.” 2 Timóteo 4:2-5

Anúncios

12 comentários sobre “TEMPOS DE ENGANO

  1. Gostei muito mas como postei no meu face ….desculpe mas achei que assim poderia ajudar outros, veio logo alguém que apesar de ser pastora há trinta anos, desconhecia que Satanas também fazia milagres…e como achei bom esclareci-a com versículos da Biblia. Mas se puder va ao meu face e se entender também faça o seu comentário, o que agradeço, e não repare de não ter colocado a fonte, mas desconheço o seu nome…

    http://www.facebook.com/celestinateixeira

    Enviado do Correio do Windows

    De: EFÉSIOS 612
    Enviada: ‎segunda-feira‎, ‎17‎ de ‎março‎ de ‎2014 ‎17‎:‎37
    Para: celestinateixeira@live.com.pt

    WordPress.com
    vetera30 posted: “DOUTRINAS DE DEMÔNIOS FONTE Por Ron Matsen Quais são essas “doutrinas de demônios” as quais Paulo nos alerta? O que podemos fazer nessa era de engano? O que a Bíblia tem a nos dizer sobre o Fim dos Tempos? O E”

    1. Sem problemas. A informação que posto neste blog é para ser espalhada mesmo. Fez muito bem. Tento me manter no anonimato, pois o tipo de informação que posto aqui pode incomodar muito “peixe grande”. Que Jesus a abençoe em sua caminhada. Fique com Deus.

  2. Gostei muitíssimo desse texto. Foi muito esclarecedor. Essa eh a verdade. O verdadeiro evangelho d Cri deve ser anunciado.

  3. JESUS É O DEUS TODO PODEROSO ??….MAS ENTÃO, COMO EXPLICA :

    “Ouvistes que eu vos disse: Vou, e voltarei a vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai; porque o Pai é maior do que eu.” (João 14:28).
    “Pai, se queres, afasta de mim este cálice; entretanto, não seja feita a minha vontade, mas o que Tu desejas!” (Lucas 22 : 42)
    “Para que o mundo saiba que Eu amo o Pai, Eu faço como o Pai me mandou”. (João 10:30)
    “Em seguida, uma voz dos céus disse: “Este é meu Filho amado, em quem muito me agrado” (Mateus 3:17)
    “Apesar de tudo, Jesus dizia: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo!” A seguir, dividiram entre si as vestes de Jesus, tirando sortes.” (Lucas 23:34)
    “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16)
    “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (João 14:6)
    ” Por essa razão, Deus o enalteceu a uma posição superior e lhe deu bondosamente o nome que está acima de todo outro nome,”(Filipenses 2:9)
    “”E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” ( João 17:3)
    “”Eu não aceito glória dos homens, mas conheço vocês. Sei que vocês não têm o amor de Deus. Eu vim em nome de meu Pai, e vocês não me aceitaram; mas, se outro vier em seu próprio nome, vocês o aceitarão. Como vocês podem crer, se aceitam glória uns dos outros, mas não procuram a glória que vem do Deus único?” (João 5:41-44)
    ““Respondeu Jesus: O principal é: Ouve, ó israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor!” (Marcos 12:29)
    “”Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai.” (Marcos 13:32)

    ……SERÁ QUE JESUS FALAVA COM ELE MESMO ??

    1. “Filipe disse a Jesus: — Senhor, mostre-nos o Pai, e assim não precisaremos de mais nada. Jesus respondeu: — Faz tanto tempo que estou com vocês, Filipe, e você ainda não me conhece? Quem me vê vê também o Pai. Por que é que você diz: “Mostre-nos o Pai”? Será que você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? Então Jesus disse aos discípulos: — O que eu digo a vocês não digo em meu próprio nome; o Pai, que está em mim, é quem faz o seu trabalho. Creiam no que lhes digo: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Se vocês não creem por causa das minhas palavras, creiam pelo menos por causa das coisas que eu faço.”
      ‭‭João‬ ‭14:8-11‬ ‭NTLH‬‬
      http://bible.com/211/jhn.14.8-11.ntlh

      1. Entendo…… você interpreta que quando Jesus diz : “…eu estou no Pai e o Pai está em mim…” obviamente Jesus está a afirmar que ele é o próprio Deus.

        Mas, se sua interpretação é a correta e se Jesus é Deus YWYH visível e em carne e osso, como o apóstolo João que conviveu com Jesus poderia dizer em João 1 : 17-18 : “Porquanto a Lei foi dada por intermédio de Moisés; mas a graça e a verdade vieram através de Jesus Cristo. Ninguém jamais viu a Deus; o Filho unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou. ”

        SE JESUS É DEUS YWYH ENCARNADO, COMO JOÃO QUE CONVIVEU COM JESUS PODE AFIRMAR QUE NINGUÉM JAMAIS VIU DEUS ??

      2. Deus Pai, face à face não. Mas que vê o Filho, vê o Pai. Voce não vê o sol, só sabe que ele está lá devido à luz que ele emite.

      3. Você interpreta que quando Jesus diz “…eu estou no Pai e o Pai está em mim..” como uma afirmação óbvia de que Jesus é Deus encarnado.

        MAS…. se Jesus é Deus em carne e osso e o apóstolo João conviveu com Jesus, por que João afirmaria , em João 1:17-18 : “Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou.”

        O PODER DADO POR DEUS YWYH À JESUS , TORNANDO-O SEMELHANTE A UM DEUS, PODE SER LIDO EM Filipenses 2 : 5-11 : “Mantenham a mesma atitude que Cristo Jesus teve: embora ele existisse em forma de Deus, não pensou numa usurpação, isto é, em ser igual a Deus. Pelo contrário, ele abriu mão de tudo que tinha, assumiu a forma de escravo e se tornou humano. Mais do que isso, quando veio como homem, ele se humilhou e se tornou obediente a ponto de enfrentar a morte, sim, morte numa estaca. Por essa razão, Deus o enalteceu a uma posição superior e lhe deu bondosamente o nome que está acima de todo outro nome, a fim de que, diante do nome de Jesus, se dobre todo joelho — dos que estão no céu, na terra e debaixo do chão e toda língua reconheça abertamente que Jesus Cristo é Senhor, para a glória de Deus, o Pai.”

      4. “Ele, o primeiro Filho, é a revelação visível do Deus invisível; ele é superior a todas as coisas criadas. Pois, por meio dele, Deus criou tudo, no céu e na terra, tanto o que se vê como o que não se vê, inclusive todos os poderes espirituais, as forças, os governos e as autoridades. Por meio dele e para ele, Deus criou todo o Universo. Antes de tudo, ele já existia, e, por estarem unidas com ele, todas as coisas são conservadas em ordem e harmonia. Ele é a cabeça do corpo, que é a Igreja, e é ele quem dá vida ao corpo. Ele é o primeiro Filho, que foi ressuscitado para que somente ele tivesse o primeiro lugar em tudo. Pois é pela própria vontade de Deus que o Filho tem em si mesmo a natureza completa de Deus. Portanto, por meio do Filho, Deus resolveu trazer o Universo de volta para si mesmo. Ele trouxe a paz por meio da morte do seu Filho na cruz e assim trouxe de volta para si mesmo todas as coisas, tanto na terra como no céu.”
        ‭‭Colossenses‬ ‭1:15-20‬ ‭NTLH‬‬
        http://bible.com/211/col.1.15-20.ntlh

Os comentários estão desativados.