A IMAGEM DE DEUS – PARTE 2

Entendam que os teólogos explicam isso como sendo uma linguagem antropomórfica e ficamos impressionados com essa palavra complicada, essa tal “antropomórfica”. E ficamos acreditando nisso sem nem mesmo saber o que ela significa. Eles querem dizer com isso que quando isso aparece na Bíblia é uma maneira de Deus se utiliza para se descrever a Si mesmo. E vão por aí dizendo: isso não significa que ele tenha mãos, pés e cabelo. A linguagem antropomórfica seria isso, uma maneira de Deus dizer em linguagem humana como ele aparece. Mas como eles podem dizer isso? Existe algum lugar na Bíblia que fala sobre esse antropomorfismo? Em nenhum lugar existe essa explicação. O que os profetas estavam vendo era a verdadeira figura de Deus, pois em momento nenhum Deus explica que está se apresentando daquele jeito para que eles pudessem entende-Lo.

Temos essa descrição também em Apocalipse, mas lá nós sabemos que essa é a descrição de Jesus Cristo. Em Colossenses está escrito que Jesus é a imagem do Deus invisível. Então uma das grandes tarefas que temos que entender é que nós servimos a um só Deus, mas que é existe em três pessoas. Uma analogia que faço para melhor entendermos isso é: imagine o Sol, essa bola de fogo no céu, e imagine que ele é o Pai, sendo os raios que saem dele como sendo Jesus o Filho e a energia emanada como sendo o Espírito Santo, mas que também é uma pessoa. Logo, enquanto essa bola de fogo estiver lá, estará sempre emanando luz, calor e energia. Imagine se não existisse essa bola de fogo? Daí você perguntaria: mas de onde está vindo essa luz? Veja que interessante o fato de que Jesus é dito como tendo sido gerado, mas não criado. Jesus é gerado do Pai, mas não criado. Voltando ao exemplo do Sol, nós sabemos que ele está ali porque a luz o torna visível e sem a luz nós não veríamos nada, logo, Jesus é quem faz o Pai ser visível, assim como também o Espírito Santo, que também é uma pessoa.

Jesus of Revelation 1

Vemos essa descrição em Apocalipse 1:13-15 “e no meio dos candeeiros um semelhante a filho de homem, vestido de uma roupa talar, e cingido à altura do peito com um cinto de ouro; e a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve; e os seus olhos como chama de fogo; e os seus pés, semelhantes a latão reluzente que fora refinado numa fornalha; e a sua voz como a voz de muitas águas. Tinha ele na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois gumes; e o seu rosto era como o sol, quando resplandece na sua força.” Vemos que é a mesma descrição feita em Daniel 7:9. Notamos então que Jesus é essa mesma imagem, pois Jesus é a imagem do Deus invisível.

Paulo nos diz que assim como temos um corpo natural, também temos um corpo espiritual. Ele se refere ao nosso futuro corpo, mas o fato é que esse corpo existe. Assim como sabemos que teremos o corpo de acordo com o corpo de Cristo. Também diz que o morremos do corpo perecível e levantamos com o corpo imperecível, o corpo natural morre e nasce o corpo espiritual. Como o homem nasceu do pó, tendo o corpo do pó, assim será no céu, tendo o corpo do céu. Nascemos com o corpo do homem do pó e herdaremos o corpo do homem do céu. Paulo continua em Filipenses 3:20-21 “Mas a nossa pátria está nos céus, donde também aguardamos um Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o corpo da nossa humilhação, para ser conforme ao corpo da sua glória, segundo o seu eficaz poder de até sujeitar a si todas as coisas.” Então vemos que Deus também tem um corpo, mas mais uma vez eu digo que não é feito do pó, ou de carbono ou de algum gás, Ele não é feito de nada, mas Ele TEM um corpo e nós somos modelados a partir deste corpo.

Isso é maravilhoso, pois vemos que a Bíblia nos mostra uma imagem de Deus, sem que precisemos ficar imaginando algo abstrato como uma bola de luz ou nuvem iluminada ou seja lá o que for. Vemos agora que Ele tem uma forma, um corpo em particular. E isso faz sentido, pois se você tem filhos, com o que eles se parecem? São a imagem e semelhança de quem? Claro que é dos pais! Não apenas fisicamente, mas a maneira como agem também. E vemos isso em Gênesis 5:1,3 “Este é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez…Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete.” Essas são as exatas palavras de que Deus criou Adão à sua imagem e semelhança e Sete à semelhança de Adão.

Anúncios