A IMAGEM DE DEUS – PARTE 1

A IMAGEM DE DEUS

Hoje darei início a uma série sobre a imagem de Deus. Deus tem uma forma? Sim! E bem explicada pela Bíblia. É só entendermos como tudo se procede. Essa série na verdade é extraída de uma palestra de Douglas Hamp sobre a imagem de Deus. Douglas, que é formado pela Universidade Hebraica de Jerusalém e tem doutorado em línguas antigas (hebraico, aramaico, sumério, etc). Ele também é autor de dois livros maravilhosos, muito bem estudados e inspirados pelo Espírito Santo. Eu mesmo já li os dois e os recomendo: The First Six Days e Corrupting The Image. Espero que esta série seja espalhada e se torne material de estudos dentre os leitores desse blog, pois é de uma riqueza incrível e finalmente nos responde muitas questões. Fiquem com Jesus e sigam em frente!

Son of God

Se perguntarem a algum teólogo comum ou lerem em algum livro de teologia, eles dirão que é muito difícil dizer como é essa imagem, é mais fácil dizer como ela não é, mas ela inclui amor, compaixão, intelecto, sabedoria, etc, coisas com as quais todos concordamos. Sabemos que temos essas características na imagem de Deus, mas se perguntarmos: mas como Ele é? Como é a imagem Dele? Eles com certeza responderiam que isso é impossível saber.

Mas vamos ver o que a Bíblia tem a nos dizer. Ela diz que Deus nos fez a Sua imagem e semelhança. Essa é uma informação fundamental, pois com ela nós podemos destrinchar toda essa questão de uma vez. E isso também é uma questão fundamental, pois desde o início da criação do Homem, Satanás tenta destruir essa imagem e temos que saber o porquê disso.

Em Ezequiel nós sabemos que ele tem uma visão, composta por fogo, querubins, etc.

Ezequiel 1:26 E sobre o firmamento, que estava por cima das suas cabeças, havia uma semelhança de trono, como a aparência duma safira; e sobre a semelhança do trono havia como que a semelhança dum homem, no alto, sobre ele.

Em hebraico temos a palavra adam, que significa Adão e percebam que quando o profeta tem uma visão, ela não está no céu, é como se ele vestisse uma óculos de realidade virtual para que ele entre em um novo ambiente. E ali ele estava com Deus, não com seu corpo físico, pois não se pode estar na presença de Deus em um corpo de pecado, e para isso Jesus derramou seu sangue, para que pudéssemos novamente estar na presença de Deus. Moisés também viu os pés de Deus nesse trono parecendo um safira, vemos também em Apocalipse 4 quando João tem uma visão de Deus.

Então ele está claramente vendo Deus e ele diz ver Adão. Não quero dizer com isso que estamos dizendo que Deus é ou se parece com o homem, mas ao contrário, pois nós é que fomos feitos à imagem e semelhança de Deus. Mas depois ele continua dizendo no versículo 27 “E vi como o brilho de âmbar, como o aspecto do fogo pelo interior dele ao redor desde a semelhança dos seus lombos, e daí para cima; e, desde a semelhança dos seus lombos, e daí para baixo, vi como a semelhança de fogo, e havia um resplendor ao redor dele.”  O problema aqui é que ele vê essa figura no meio de fogo e âmbar (eletricidade), pois a palavra para isso em hebreu é hashman e em no grego de septuaginta é elektros, portanto temos essa eletricidade. E o interessante é que se você carregar o âmbar, ele ficará elétrico.

Logo, o que ele está vendo é Deus parecido com Adão, pois Adão foi feito à imagem e semelhança de Deus, mas ele vê esse fogo saindo de Deus misturado com eletricidade! Olhem só que imagem impressionante. Agora você já se imaginou dando um abraço em Deus? Você seria eletrocutado na hora! Ou ficaria completamente queimado! Vejam que nem mesmo podemos estar na presença de Deus, pois não somos compatíveis com Ele. Tente andar em cima de uma fogueira, tente andar em cima de um reator nuclear. Não somos capazes disso, pois somos incompatíveis com essa realidade.

Existem outros profetas que viram o Senhor como Isaías por exemplo que disse: “eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as orlas do seu manto enchiam o templo.” (Isaías 6:1). Vejam que novamente Deus aparece com uma forma. Não quero dizer com isso que Deus é feito de alguma coisa, não estou dizendo que Deus é feito do pó ou de carbono. Deus não é feito de nada, Deus é Deus, ele é a fonte primária de todas as coisas, somos todos derivados Dele. Ele é o Código Fonte, Ele é o Plano Mestre e por isso e muito mais não podemos dizer do que é que Deus é feito, pois ele não é feito de nada. Não posso dizer a vocês do que é composto o corpo de Deus, mas posso dizer que Ele tem um corpo! O profeta Isaías o viu sentado, e se Ele estava sentado é porque Ele tem um corpo.

O profeta Daniel também teve essa visão: “Eu continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e um ancião de dias se assentou; o seu vestido era branco como a neve, e o cabelo da sua cabeça como lã puríssima; o seu trono era de chamas de fogo, e as rodas dele eram fogo ardente.” Daniel 7:9 Mais uma vez o profeta vestiu seus “óculos de realidade virtual” e teve essa visão de como Deus se parece.

Anúncios