VIVIFICANDO A IMAGEM DA BESTA E O NASCIMENTO DE COMPUTADORES BIOLÓGICOS: AQUI TEMOS UM SER…?????

UMA NOVA DESCOBERTA FINALMENTE NOS PERMITIRÁ CONSTRUIR COMPUTADORES BIOLÓGICOS

 

O nascimento de computadores biológicos está perto. Num esforço pioneiro na biologia sintética, engenheiros em Stanford têm usado material genético para criar um transistor biológico. Chamado de “transcriptor”, essa criação é o final, o componente que faltava e necessário para a criação de um computador biológico que poderá permitir aos pesquisadores programarem funções dentro de células vivas.

Os computadores modernos possuem 3 funções básicas: (1) Armazenar informações; (2) Transmitir informações e (3) precisam de um sistema básico de lógica – um conjunto de regras que dizem como eles devem realizar uma função dada ou outras formas de introdução de dados. Um computador biológico poderia implementar todas essas 3 funções num nível celular, usando proteínas e DNA no lugar de chips de silício.

Nos computadores comuns, os transistores governam o fluxo de eletricidade ao acender luzes vermelhas e verdes com os elétrons ao longo de um circuito. Da mesma maneira, um transcriptor regula o fluxo de uma proteína chamada RNA polimerase ao longo de um filamento de DNA. Transistores e transcriptores são, basicamente, botões de liga/desliga – os responsáveis pela transmissão da informação, armazenamento, amplificação e etc.

As regras que esses responsáveis devem seguir é que fazem surgir os sistemas lógicos que ditam quais os problemas um computador pode resolver. Um transcriptor que possui um código “E” por exemplo, poderá permitir que uma RNA polimerase continue ao longo da cadeia de DNA quando duas condições pré-determinadas são “verdadeiras” – se, por exemplo, o transcriptor detectar a presença da Enzima-A E da Enzima-B dentro da célula.


Um transcriptor que possui o códico “OU”, por outro lado, poderia permitir a RNA polimerase a continuar quando uma ou ambas enzimas estiverem presentes.

“Estamos construindo computadores que irão operar em lugares onde seu telefone celular são poderia funcionar.”

Anúncios