CURVA EXPONENCIAL DAS PROFECIAS BÍBLICAS – ÚLTIMOS DIAS

Esses dias estive perguntando ao Senhor: e se nada disso acontecer mais ou menos como temos previsto? Perambulo todos os dias por vários sites de estudiosos e autores de livros sobre profecias e seleciono cuidadosamente o que posto aqui para vocês leitores, mas sei que muitos acontecimentos na Bíblia tiveram períodos, às vezes, de até 400 anos. Sou pai de dois filhos pequenos e muitas vezes me pego olhando para eles e me pergunto: em que tipo de mundo eles viverão? Seremos arrebatados antes disso?

Como bom Cristão que tento ser, no temor ao Senhor sempre coloco as coisas de Deus antes de tudo, mas como ser humano tenho minhas apreensões e temores normais de todo homem e o que me acalenta é saber que até mesmo Jesus Cristo sentiu esse temor e pediu ao Pai que, se fosse possível, afastasse aquele cálice dele, mas que fosse feita a vontade do Pai. Imagino que muita gente pode entrar aqui achando que sou uma espécie de “terrorista espiritual”, uma vez que venho mostrando fatos atuais de nosso mundo pintando uma figura apocalíptica cada vez mais nítida. Na verdade, o que quero é alertar os irmãos para não deixarem passar a oportunidade de apresentar Jesus Cristo àqueles perdidos no mundo, cego se surdos à Verdade, pois o tempo está cada vez mais curto.

Bem, após orar para que Deus me desse uma passagem para que eu refletisse na resposta à minha pergunta inicial, Ele, como bom Pai cuidadoso, me mostrou sem a menor cerimônia o livro de Lucas, capítulo 21, que resume em cheio tudo o que estamos vivendo.

Como tenho baseado minhas pesquisas bíblicas proféticas em torno de coisas mais “sobrenaturais” como: anjos caídos, OVNIs, Transhumanismo, relacionando-os com a marca da besta, o grande engano com a operação do erro que se aproxima, “alienígenas” e etc. Resolvi postar hoje alguns dados mais palpáveis dos cumprimentos das profecias bíblicas para os dias de hoje, para aqueles que acham que eu “viajo” muito, deem uma olhada nos dados abaixo e levem para suas igrejas e seus corações, imprimam, espalhem para aqueles que acham que o mundo continua do mesmo jeito que sempre foi. Vejamos.

OBS: A fonte de onde traduzi o texto está desatualizada em 2 anos e meio, portanto, podem ter certeza que nos dias de hoje a curva exponencial dos acontecimentos proféticos pode realmente estar no final.

Já notaram como quase tudo na vida parece estar acelerando? O conhecimento explodiu. Estamos viajando mais rápido e mais longe do que nunca. De repente, a comunicação mundial se tornou um lugar comum. E o poder à nossa disposição é impressionante.

Um Sinal dos Tempos

A Bíblia nos ensina que a aceleração da vida que estamos experimentando é um sinal do fim dos tempos, um sinal de que o retorno do Senhor está próximo.

Considerem Daniel 12:4. Nesse versículo, o Senhor diz a Daniel que um dos sinais do fim dos tempos será uma aceleração nas viagens e no conhecimento: E tu, Daniel, encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se multiplicará.

O mesmo conceito dessa aceleração no fim dos dias é encontrado no Novo Testamento. Jesus falou sobre isso quando Ele disse aos Seus discípulos sobre os sinais do fim dos tempos que antecederiam a Sua volta (Mateus 24:5). Ele mencionou uma grande variedade de sinais: espirituais, naturais, sociais e políticos no mundo, e Ele disse que esses sinais seriam como “dores do parto” (Mateus 24:8).

O Conceito Matemático

curvaNa matemática, essa aceleração é chamada de “curva exponencial”. Esse termo aparece quando acontece um crescimento rápido de algo e o colocamos num gráfico. Quando plotamos o gráfico de algo que cresce ou decresce, a taxa de mudança se torna exponencial quando ela começa a aumentar ou diminuir tão rápido que a linha plotada se torna vertical.

Agora, o ponto é que a Bíblia indica que a curva exponencial será um dos sinais do fim dos tempos, como nas dores do parto, e minha tese é a de que estamos vivendo no meio dessa curva exponencial. Assim sendo, estamos vivendo no fim dos tempos.

Exemplos da Curva

O Século XX foi o século da curva exponencial. Consideremos alguns exemplos:

  • População: demógrafos estimam que a população mundial na época de Jesus era de apenas 200 milhões de pessoas. Levou 1650 anos para a população do mundo dobrar! Mas, depois disso, ela começou a dobrar muito mais rápido, pois a Revolução Industrial produziu a medicina moderna que, em sua vez, reduziu a mortalidade infantil e aumentou a longevidade. Como as estatísticas abaixo mostram, a taxa de dobra agora chegou a proporções exponenciais.
Tempo de Cristo ——- 200 milhões
1650 dC 1650 anos 400 milhões
1850 dC 200 anos 1.3 bilhões
1950 dC 100 anos 2.5 bilhões
1980 dC 30 anos 4.5 bilhões
2000 dC 20 anos 6 bilhões

 

Mais uma vez, a chave para esse crescimento fenomenal é a medicina moderna. A maioria das pessoas não tem ideia de como a nossa moderna medicina é e como ela radicalmente afetou as nossas vidas. Por exemplo, a expectativa de vida nos EUA em 1947 era de 47 anos. No final do Século XX já era de 77 anos. Isso é um aumento de 30 anos na expectativa de vida num período de cem anos!

A vida antes do Século 20 era curta e brutal, cheia de sofrimentos. Se você chegasse aos 35 anos ou mais, já teria vivido mais do que a maior parte da humanidade. Aqui vai um fato interessante: dois terços de todas as pessoas que chegaram aos 65 anos ainda estão vivas hoje!

  • Conhecimento: outra área que está crescendo exponencialmente é o conhecimento. O Profeta Daniel nos disse especificamente que o conhecimento se multiplicaria no fim dos tempos (Daniel 12:4), e assim aconteceu. Na verdade, nos orgulhamos muito desse dilúvio de informações novas, mas está cada vez mais difícil encontrarmos sabedoria, pois a sabedoria vem da reflexão sobre o que conhecemos.

É estimado que 80% de todos os cientistas que surgiram ainda estejam vivos hoje. A cada minuto eles adicionam 2000 páginas para o conhecimento humano científico, e o material científico produzido a cada 24 horas levaria 5 anos para ser lido por uma pessoa. Os jornais científicos não conseguem publicar todos os artigos acadêmicos que estão sendo escritos. Muitos têm que limitar os artigos a uma página de resumos, e até mesmo assim muitos artigos são rejeitados pela falta de espaço.

Considerem como o conhecimento tem crescido rapidamente:

Dos dias de Jesus até 1500 ele dobrou 1500 anos
De 1500 até 1750 dobrou de novo 250 anos
De 1750 até 1900 dobrou de novo 150 anos
De 1900 até 1950 dobrou de novo 50 anos

Nos dias de hoje o conhecimento dobra a cada 12 meses!

Isso significa que as enciclopédias já estão defasadas antes mesmo de serem impressas, e é por isso que elas não são mais impressas. A Britannica parou de ser impressa em 2010 depois de 244 anos.

Li recentemente numa pesquisa que um jornal de domingo do New York Times possui mais informação do que uma pessoa normal do Século XIX era exposta durante a vida toda dela!

O mais impressionante para mim na área da informação é a internet. Com ela podemos acessar documentos do Vaticano em segundos, e depois, numa questão de segundos eu posso ir ao Museu de Israel em Jerusalém ou ir até a Biblioteca do Congresso em Washington DC. Resumindo, posso acessar informação do mundo todo sem deixar meu escritório.

  • Transporte: em 1900, os principais meios de transporte eram os mais conhecidos na história, ou seja, andar a pé ou a cavalo. Então a bicicleta foi inventada e o motor a vapor aplicado a navios e trens. Mas os meios de transporte por motor a vapor eram muito caros para a maioria das pessoas.

Abaixo temos uma foto da 5ª Avenida da Cidade de Nova York em 1905. Com o podem ver, os únicos meios de transporte visíveis eram as carruagens a cavalo.

ny1905

Hoje em dia temos automóveis (às vezes dois ou mais por família!) e aviões. Temos trens bala que viajam a mais de 300 Km/h e aviões que quebram a barreira do som. E também foguetes que levam astronautas em órbita ao redor da Terra.

Em 1866 Mark Twain viajou até a Terra Santa. Ele levou 3 meses para chegar lá. Hoje, um grupo de pessoas pode entrar num avião em Nova York e estar em Tel Aviv em 13 horas (e muita gente ainda reclama que a viagem é muito demorada!).

Durante o Século XIX, a média de milhas viajadas por ano por uma pessoa nos EUA era de 500. Muitos viviam e morriam sem nunca terem deixado o país que nasceram! Em 1900 a média de milhas viajadas por ano por uma pessoa dentro dos EUA havia aumentado para 1000. Hoje são 25000 milhas por anos, e muitos de nós ainda colocamos quase o dobro dessas milhas em um carro por ano.

  • Comunicações: no começo do Século XX, o telégrafo acelerou consideravelmente as comunicações, e o telefone então foi inventado. Mas os meios fundamentais pelos quais as pessoas obtinham informação ainda eram os jornais.

Hoje em dia as nossas fontes de comunicação são impressionantes. Temos telefones, rádios e televisão. Temos aparelhos exóticos como máquinas de fax, pagers e telefones celulares. Podemos nos comunicar com o mundo todo através de satélites.

Nunca paro de me maravilhar quando vejo alguém usando um cartão de crédito numa loja Árabe ou na Cidade Velha de Jerusalém. A loja nada mais é do que um buraco primitivo na parede, mas em algum canto escuro lá está uma máquina na qual o vendedor vai passar o cartão. Em poucos segundos ele recebe a autorização. Nesses poucos segundos, o número do cartão foi transmitido a Tel Aviv, de Tel Aviv para Nova York via satélite e de Nova York para a central de processamento do cartão em algum lugar nos EUA e depois voltou para a loja Árabe em Jerusalém!

Hoje sento na frente do meu computador em minha casa e uso a internet e envio uma carta em segundos para qualquer um no mundo. Em 1995 quando comecei na internet, só haviam 16 milhões de pessoas usando. Três anos depois, em 1998, já eram 150 milhões. Hoje já são mais de 2,2 bilhões de usuários ao redor do mundo.

Mais uma vez, uma curva exponencial.

aol

  • Computadores: a tecnologia de computadores também contribuiu para a rápida aceleração da maioria dos aspectos da vida e, é claro, a curva exponencial se aplica ao desenvolvimento dos computadores também. Qualquer um que tentar ficar com um computador de ponta hoje, sabe que essa é uma batalha sem fim e requer muito dinheiro. Os avanços são tão rápidos que o equipamento fica ultrapassado em questão de meses.

Em 1970 fui professor numa faculdade que comprou um computador da IBM por 100 mil dólares. Ele era operado por cartões e era tão grande que enchia uma sala, e gerava tanto calor que tínhamos que ter uma sala equipada com ar condicionado extra. A memória do computador era de 64K!

ibm

Mas, se você não é um adicionado por computador isso não vai te impressionar, mas continue lendo que vou fazer você entender e, no processo, vou ilustrar o quão rápida a tecnologia de computador se desenvolveu.

Dez anos mais tarde, em 1980, meu ministério comprou o primeiro computador de mesa (desktop) fabricado. Era um Tandy TRS 80, Model II. Ele custou 4800 dólares (equivalente a 12500 dólares hoje!). Quando eu o liguei, fiquei impressionado com a primeira coisa que apareceu na tela: 64K de Memória! Em dez anos nós fomos de um computador que pesava mais de uma tonelada para um que cabia na mesa do meu escritório e com o preço 95% mais barato. Mas a memória era a mesma!

Dez anos mais tarde, em 1990, fui até a Radio Shack e comprei um Rolodex pequeno o bastante para caber na palma da minha mão. Ele me custou 90 dólares. E quando eu o liguei, adivinhem?! A primeira mensagem que apareceu foi: 64K de Memória.

Hoje você pode comprar um computador com 4 gigas de memória e 1 terabyte de disco rígido (HD) operando a 2.7 gigahertz por menos de 500 dólares!

A curva exponencial também se aplica a unidades de armazenamento de dados. O primeiro diquete que usávamos no TRS 80, era de 8 polegadas. Ele salvava 300.000 bytes de informação. Poucos anos depois, o disquete de 5 ¼ apareceu. Ele salvava 700.000 bytes. Então vieram os disquetes de 3 ½ polegadas, os quais armazenavam 1,4 milhões de bytes! O mais impressionante depois disso foi o disco de CD ROM. Recentemente fiquei impressionado com um CD que continha 134.000 páginas de documentos teológicos, o equivalente a mais de 1000 quilos de livros.

Hoje, meu armazenador de dados é um pequeno flash drive de 30 gigabytes.

  • Poderio Militar: através de toda história gravada, o poder máximo à disposição de um homem consistia em: arco e flecha, lanças e catapultas. Até o começo desse Século, a guerra ainda era primitiva. A Primeira Guerra Mundial se transformou em uma antiga guerra de atrito, pois nenhum lado tinha poderio suficiente para destruir as trincheiras.

Oito anos depois, tínhamos poderio aéreo, armas nucleares e sofisticadas armas bacteriológicas e químicas. Temos mísseis de longo alcance que podem levar uma bomba nuclear a meio mundo. Temos mísseis guiados a laser que podem guiar uma bomba até uma fogueira a centenas de milhas de distância. Temos submarinos nucleares que podem dar a volta ao mundo sem emergir. Incrivelmente, um desses submarinos tem mais poder de fogo do que todas as bombas lançadas na Segunda Guerra Mundial! Não é de se impressionar o que a Bíblia fala dos tempos finais: Homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto as virtudes do céu serão abaladas.Lucas 21:26.

  • Violência: acredito que não preciso enfatizar a violência e a anarquia que vêm crescendo. Mas é difícil compreender o quão rápido elas estão crescendo no Século XX.

Estima-se que o número de pessoas mortas em todas as guerras desde o tempo de Jesus até 1900 foi de 40 milhões. Só no Século XX, 231 milhões de pessoas morreram em guerras, fazendo desse um século de carnificina sem paralelos.

Foram atualmente um total de 38 guerras ou guerras civis ao redor do mundo. E então veio o advento do terrorismo internacional, resultando na perda de dezenas de milhares de vidas. Só em 2011 foram 10283 ataques terroristas no mundo.

Dentro dos EUA, os crimes violentos aumentaram 430% entre 1960 e 2010. Durante o mesmo período, a população do país aumentou 67%.

  • Sociedade: a desintegração da sociedade se multiplicou na mesma velocidade da violência, a maldade e a imoralidade aumentaram exponencialmente. Jesus profetizou que isso aconteceria quando Ele disse que a sociedade do fim dos dias seria como nos dias de Noé (Mateus 24:37-39), quando a violência e a imoralidade prevaleciam (Gênesis 6:11).

Paulo profetizou sobre a desintegração da sociedade em 2 Timóteo 3:1-5, onde ele escreveu que no fim dos tempos as pessoas seriam amantes de si mesmas, amantes do dinheiro e amantes dos prazeres. O amor a si mesmo é chamado de humanismo, e ele é a religião do mundo de hoje, mascarado de muitos títulos diferentes. O amor ao dinheiro é o materialismo, e o dinheiro é o deus de nossos dias. O amor ao prazer é chamado de hedonismo, e é o que prevalece do estilo de vida de hoje.

Mas Deus não pode ser zombado nem enganado. Quando uma sociedade faz do humanismo a sua religião, do materialismo o seu deus, e do hedonismo seu estilo de vida, sempre existirá um troco, que é o Nihilismo, ou desespero. É não é acidental vermos as sociedades ao redor do mundo se sentirem desesperadas.

Temos testemunhado o decaimento exponencial da sociedade sob nossos próprios olhos. Eu nasci em 1938. Quando eu nasci:

  • Quem fazia aborto ia preso.
  • Gravidez fora do casamento era um escândalo.
  • A homossexualidade era considerada anormal e imoral.
  • A pornografia era mostrada como perversão.
  • O casamento era sagrado. Viver junto era sagrado.
  • O divórcio era uma desgraça.
  • Cuidar de casa era uma honra, e os cuidados dos filhos eram feitas pelas mães em suas casas.
  • Não se ouvia falar em abuso de crianças.
  • As mulheres não falavam palavrão nem fumavam.
  • “Droga” era considerado um palavrão num filme. (Hoje, num filme de 1992 chamado “Glengarry Glen Ross, ouvi o palavrão f****-se 138 vezes em 100 minutos).

Poderia continuar aqui escrevendo muito sobre como nossa sociedade resolveu “chamar o mal de bom e o bom mal” (Isaías 5:20). Mas a via mais rápida a qual posso ilustrar o quão rápida a deterioração da sociedade aqui na América deve ser considerada é através do resultado de duas pesquisas mostrando os problemas de disciplina nas escolas, uma feita em 1940 e outra feita em 1980. Ambas feitas em Fullerton, Distrito Escolar da Califórnia. Considerem os resultados drasticamente diferente (e pasmem!):

Maiores Problemas Disciplinares nas Escolas Públicas:

Meados dos anos 40:

  • Conversa paralela
  • Mascar chicletes
  • Correr nos corredores
  • Sair fora da fila
  • Vestir roupas inapropriadas
  • Jogar papel fora do lixo

Meados dos anos 80:

  • Abuso de drogas
  • Abuso de álcool
  • Gravidez
  • Suicídio
  • Estupro
  • Roubo
  • Assalto

 Temos ainda os desastres naturais, o perigo de quebra da economia mundial (vide o que acontece na Grécia e a enorme dívida interna dos EUA que já passa dos 18 trilhões de dólares) e a política mundial onde temos Israel sendo cercada por inimigos de todos os lados e o histórico apoio dos EUA ficando cada vez mais de lado e este negociando e liberando os projetos nucleares do Irã. Mas nem tudo são notícias ruins, pois ainda temos:

A Evangelização do Mundo

Nem todas as curvas exponenciais são ruins. A tecnologia moderna tem feito com que o Evangelho seja pregado para bilhões de pessoas através de mídias como as ondas curtas do rádio, filmes e canais de televisão via satélite.

E, mais uma vez, esse desenvolvimento fenomenal é um cumprimento da profecia Bíblica. O próprio Jesus disse: E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim. Mateus 24:14.

Considerem as traduções da Bíblia. Em 1800 eram 71 toda ela ou partes dela. Em 1930 esse número cresceu para 900. Hoje já são 3800 e mais algumas em progresso.

Incidentalmente essas estatísticas podem ser enganosas, pois deixam a impressão de que muitas pessoas ainda não tem a Bíblia em seu idioma. O fato é que essas traduções cobrem as principais línguas do mundo, representando mais de 90% da população mundial. As traduções que ainda estão em progresso são de idiomas tribais falados por 100 mil pessoas ou menos.

Em março de 1995, Billy Graham transmitiu uma mensagem evangélica de Porto Rico que viu levada por 37 satélites a 185 países e territórios num total de 117 línguas diferentes! Quase 1,5 bilhões de pessoas viram esse programa. Estima-se que mais pessoas ouviram um sermão de uma vez do que desde o tempo que o Evangelho foi primeiramente proclamado pelo Apóstolo Pedro há 2000 anos atrás!

Em relação à atividade missionária mundial, participei de uma conferência missionária nos meados dos anos 90 onde os palestrantes principais nos disseram que 70% de toda obra missionária havia sido feita desde 1900, e 70% dessas desde 1945, e 70% dessas desde 1985; tudo isso, é claro, devido à implementação da tecnologia moderna. Os resultados são impressionantes:

Existiam 10 milhões de cristãos na África em 1900 Hoje são 516 milhões
Existiam 700 mil cristãos na China em 1949 Hoje são 70 milhões
Existiam 50 mil cristãos evangélicos na América Latina em 1900 Hoje são 60 milhões
E, de acordo com fontes muçulmanas, a cada dia 16.000 muçulmanos se convertem ao cristianismo Total de 6 milhões por ano!

Ao redor do mundo, o número de cristãos quase quadruplicou nos últimos 100 anos, passando de 600 milhões em 1910 para mais de 2 bilhões em 2010, constituindo 1/3 da população mundial.

A taxa de conversão está na curva exponencial:

1800 100 por dia
1900 1.000 por dia
1950 4.000 por dia
1980 20.000 por dia
1990 86.000 por dia
1995 100.000 por dia
2010 175.000 por dia

O Significado da Curva

Então, o que tudo isso significa para nós? Mencionarei pelo menos 3 coisas:

Primeiro: a curva exponencial é uma prova positiva de que a profecia bíblica é verdadeira. O Senhor nos disse o que Ele iria fazer no fim dos tempos, e é melhor prestarmos atenção no que Ele disse.

Segundo: o cumprimento das profecias relacionado à curva exponencial nos mostra que Deus está no controle. Mesmo quando parece que tudo nesse mundo está fora de controle, podemos ter certeza de que Deus está orquestrando todo esse caos para o triunfo final de Seu Filho na história (Salmos 2).

Terceiro: a curva exponencial é uma forte evidência de que estamos vivendo num tempo emprestado. Isso nos aponta para o fato de que Jesus está já nos portões do Céu, esperando o comando de Seu Pai para voltar.

Um Alerta e uma Ilustração

Gostaria de concluir mostrando um grande alerta contra aqueles que acham que estão com o tempo garantido.

Muitas pessoas fazem isso hoje. Eles dizem: “Vou começar um tempo de seriedade com o Senhor depois que sair da escola” ou; “depois de ter um emprego” ou; “depois de estabelecer minha carreira” ou; “depois de me casa” ou; “depois que meus filhos crescerem”. O tempo é precioso. Ele está acabando. Agora é a hora de termos seriedade com o Senhor.

Deixem-se ilustrar o quão crítico é esse tempo ao retornar à curva exponencial. Suponhamos que você coloque uma bactéria numa jarra e assume que ela dobre a cada segundo. Quantas bactérias você acha que terá na jarra ao final de 30 segundos? A resposta é impressionantes 1.073.741.824. Isso é mais de um bilhão em 30 segundos! Essa é a ferocidade da curva exponencial.

Isso é o que significa quando a Bíblia diz que as pessoas dirão: “há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição” 1 Tessalonicenses 5:3.

Um Chamado para Ação

Você está esperando o tempo passar? Não faça isso. A Curva Exponencial é apenas um dos muitos sinais que Deus está nos dando para nos alertar sobre o retorno de Seu Filho. A Bíblia diz que a única razão de Jesus ainda não ter retornado é porque Deus não quer que nenhuma alma se perca. Em 2 Pedro 3:9 temos:

 O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.

Em outras palavras, a loganimidade de Deus faz com que Ele aguarde o envio de Seu Filho de volta à Terra. Mas essa espera em breve acabará e nosso Deus é um Deus de justiça e, como tal, Ele irá combater essa rebelião pecaminosa nesse mundo.

Os sinais dos tempos estão gritando dos céus para o retorno de Jesus em breve descer com a ira de Deus sobre aqueles que rejeitaram Seu amor e Sua graça. Você está preparado para o Seu retorno? Já colocou sua fé em Jesus como seu Senhor e Salvador? Você entende que Deus combato o pecado com apenas uma ou duas maneiras?

Considere João 3:36: Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele.

Você está sob a graça ou a ira? Deus combate o pecado com umas dessas duas formas. É algo glorioso estar sob a graça de Deus. É terrível ficar sujeito à sua ira.

Não se finja de desentendido aos sinais dos tempos. O tempo de agir é agora. Se você não é cristão, então alargue a sua fé e receba Jesus como seu Senhor e Salvador. Se você já fez isso, então entregue sua vida à santidade e ao evangelismo.

8dc9973818bacdccef1a75a20873eba5

Anúncios

3 comentários sobre “CURVA EXPONENCIAL DAS PROFECIAS BÍBLICAS – ÚLTIMOS DIAS

  1. E verdade devemos buscar a santidade mais do que antes e nos preparar para estarmos pronto para o grandioso dia pois quem é santo se santifique ainda mais porque somos nação santa povo adiguirido sacerdócio real separados pra Deus.

  2. Também creio na palavra e só não enxerga quem não quer que o mundo está vivendo sob a pressão da tecnologia da informação que dita suas regras implacavelmente, e impõe seu ritmo nas vidas de todos irmãos, quem sabe sabe que é uma das dores do parto.

Os comentários estão desativados.