CONHECENDO A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO

CONHECENDO A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO

O Espírito Santo é uma parte da Santa Trindade, junto ao Pai e o Filho. No Antigo Testamento, a palavra hebraica ruwach era usada quando se falava sobre Espírito. Essa palavra literalmente significa VENTO, mesmo se esse vento estiver associado à RESPIRAR! No Novo Testamento, a palavra grega pneuma era usada com o significado de RESPIRAÇÃO ou uma BRIZA! Podemos literalmente pensar que o Espírito Santo como a Respiração de Deus!”

Muitos cristãos hoje entendem Jesus o Filho, e Deus o Pai como duas Pessoas bem distintas dentro da Trindade; no entanto, existe muita confusão sobre a identidade do Espírito Santo. Talvez algumas dessas confusões vêm desde a tradução da Bíblia King James, onde a palavra “Espírito” ou “Fantasma” eram utilizadas, ao invés de “Respirar” ou “Vento” de Deus. Em todo caso, muitas pessoas através dos tempos têm pensado no Espírito Santo mais como uma coisa do que uma Pessoa. Isso é um grande erro, e, de fato, quanto mais conhecemos a Pessoa do Espírito Santo, mais desejamos ter intimidade com Ele, assim como temos com o Pai e o Filho.

Embora a palavra Trindade não seja mencionada na Bíblia, sabemos que Deus é três em um. Existem 3 Pessoas bem distintas que formam a Divindade. Todas elas são iguais entre si sempre.

Eles (O Pai, o Filho e o Espírito Santo) são todos:

Onipotentes: Todos poderosos. Lucas 1:35 “Respondeu-lhe o anjo: Virá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso o que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus.”

Onipresentes: Estão em todos os lugares ao mesmo tempo. Salmos 139:7 “Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua presença?”

Eternos: Hebreus 9:14 “quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará das obras mortas a vossa consciência, para servirdes ao Deus vivo?”

Iguais: Atos 5:3-4 “Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno? Enquanto o possuías, não era teu? e vendido, não estava o preço em teu poder? Como, pois, formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.”

 

O Espírito Santo fez parte de todas as coisas, desde o início das escrituras até o final dela

Gênesis 1:1 “No princípio criou Deus (elohiym) os céus e a terra.”

  • Elohiym é o plural da palavra para Deus. Mas se as escrituras foram inspiradas e o homem começou a escrever o Verbo, era evidente aos escritores que Deus era composto por mais de 1 Pessoa, mas ao mesmo tempo era apenas uma Divindade.

Existem muitas referências na Bíblia que mostram a coexistência das três entidades  dentro da Trindade

Lucas 3:22 “e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como uma pomba; e ouviu-se do céu esta voz: Tu és o meu Filho amado; em ti me comprazo.”

  • Aqui vemos a evidência do Pai, Filho e Espírito Santo. Todos mencionados no mesmo versículo. Também vemos essa referência em outros lugares do Evangelho.

Mateus 3:16-17 “Batizado que foi Jesus, saiu logo da água; e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito Santo de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre ele; e eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.”

Marcos 1:10-13 “E logo, quando saía da água, viu os céus se abrirem, e o Espírito, qual pomba, a descer sobre ele; e ouviu-se dos céus esta voz: Tu és meu Filho amado; em ti me comprazo. Imediatamente o Espírito o impeliu para o deserto. E esteve no deserto quarenta dias sentado tentado por Satanás; estava entre as feras, e os anjos o serviam.”

Em Deuteronômio temos a demonstração que o Deus de Israel era visto como uma Divindade composta por uma pluralidade de entidades dentro da uma Divindade.

Deuteronômio 6:4 “Ouve, ó Israel; o Senhor (Yahweh) nosso Deus (elohiym) é o único Senhor (Yahweh).”

É importante entendermos que o Espírito Santo é verdadeiramente Deus pelo fato de que Ele habita em nós renascidos em Cristo Jesus.

  • Aquilo em que desejamos fazer parte quando convidamos Deus tomar parte em nós…

1 Coríntios 6:19 “Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?”

 

Quatro princípios importantes para serem lembrados:

  1. O Espírito Santo é Deus, mas Ele é uma Pessoa, não uma força.
  2. Não podemos nos focar exclusivamente no Espírito Santo. Por que? Qual é a missão do Espírito Santo? Revelar Jesus. Qual é a missão de Jesus? Revelar o Pai. E a do Pai? Enviar Jesus e o Espírito Santo para que possamos retornar a Ele. Harmonia perfeita. Eles nunca tiveram uma crise de identidade no Céu. Nenhum deles nunca tentou destronar o outro. Nunca tiveram uma disputa de poder entre eles.
  3. O Espírito Santo dá dons para serem usados no ministério e dá poder aos verdadeiros ministros.
  4. O Espírito Santo é uma Pessoa distinta dentro da Divindade, não uma força, ou coisa ou “algo”.

Qualidades que uma pessoa tem…e uma força ou coisa não tem:

  1. O Espírito Santo tem intelecto: 1 Coríntios 2:10 “Porque Deus no-las revelou pelo seu Espírito; pois o Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmos as profundezas de Deus.”
  2. O Espírito Santo tem conhecimento: 1 Coríntios 2:11 “Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus.”
  3. O Espírito Santo tem emoções: Efésios 4:30 “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.”
  4. O Espírito Santo tem sua própria vontade e ele toma decisões: Atos 16:6 “Atravessaram a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia;”
  5. O Espírito Santo ama: Romanos 15:30 “Rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas vossas orações por mim a Deus,”

Coisas que só uma pessoa pode fazer (uma força ou coisas não pode)

  1. Ele te ensina coisas sobre Deus e você mesmo: João 14:26 “Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito.”
  2. Ele diz a verdade: João 15:26 “Quando vier o Ajudador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que do Pai procede, esse dará testemunho de mim;”
  3. Ele guia: João 16:13 “Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras.”
  4. Ele convence: João 16:8 “E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:”
  5. Ele ora por você: Romanos 8:26-27 “Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que esquadrinha os corações sabe qual é a intenção do Espírito: que ele, segundo a vontade de Deus, intercede pelos santos.”
  6. Ele manda: Atos 13:2 “Enquanto eles ministravam perante o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: Separai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.”

O Espírito Santo já estava em cena muito antes do dia de Pentecostes

  • Ele se movia sobre a face das águas e era o agente ativo na criação. Jesus era o Verbo, o Espírito Santo movia.

Gênesis 1:1 “No princípio criou Deus (elohiym) os céus e a terra.”

Gênesis 1:2 “A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.”

Gênesis 1:27: “Criou, pois, Deus (elohiym) o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”

  • O Espírito Santo nos deu o Verbo de Deus. 2 Pedro 1:20-21 “sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo.”
  • O Espírito Santo regenera nosso espírito quando aceitamos Jesus Cristo em nossa vida. João 3:6 “O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.”

De fato, o Espírito Santo sempre tem trabalhado de mãos dadas com Jesus Cristo

  • Seu Nascimento – Mateus 1:20 “E, projetando ele isso, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, pois o que nela se gerou é do Espírito Santo;”
  • A vida e ministério de Jesus – Lucas 4:1 “Jesus, pois, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão; e era levado pelo Espírito no deserto,” E… Lucas 4:18 “O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos,”
  • Sua morte e oferecendo a Si mesmo como o sacrifício perfeito – Hebreus 9:14 “quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará das obras mortas a vossa consciência, para servirdes ao Deus vivo?”
  • A ressurreição de Jesus – Na verdade todos os 3 membros da Divindade têm uma parte na ressurreição!
    • Pai – Efésios 1:19-20 “e qual a suprema grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, que operou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar-se à sua direita nos céus,”
    • Filho (Ele tinha o poder de tirar Sua própria vida e viver de novo) – João 10:18 “Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho autoridade para a dar, e tenho autoridade para retomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai.”
    • Espírito Santo – Romanos 1:4 “e que com poder foi declarado Filho de Deus segundo o espírito de santidade, pela ressurreição dentre os mortos-Jesus Cristo nosso Senhor,”
  • De fato, o maior propósito do Espírito Santo é nos falar sobre Jesus e O Glorificá-Lo. João 16:13-14 “Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará.”

O que aconteceu no Dia de Pentecostes?

  • Jesus disse que era imperativo que Ele fosse, senão o Espírito não seria enviado.
  • Jesus sentia que era muito importante para eles esperarem até que o Espírito viesse para dar poder a eles.
  • A própria mãe de Jesus precisou do batismo do Espírito Santo para se tornar uma testemunha efetiva.

No dia de Pentecostes, os crentes que estavam reunidos na Sala de Cima, experimentaram um novo Batismo, aquele ao qual é referido por João.

Anúncios